top of page
Cartas Portuguesas 26.09.18-1020.jpg

RELEASE

RELEASE

 

“CARTAS PORTUGUESAS – VIDA E MORTE DE MARIANA ALCOFORADO” é um espetáculo do gênero dramático em estrutura de monólogo narrativo, em peça de um ato. A narradora ora interage com o enredo interpretando a protagonista, ora distancia-se e em terceira pessoa, dando conta de fatos e acontecimentos sobre a vida, paixão e morte de Mariana Alcoforado, autora das apaixonadas cartas portuguesas que depois de chegarem a seu destino foram vendidas, transcritas para a língua francesa, publicada com autoria masculina e lida tanto em salões para encontros sociais como particularmente, de modo proibido, por mulheres da alta sociedade parisiense. Tais cartas geraram tanto furor entre as mulheres francesas que não tardou a transformar o livro em um dos maiores best sellers do século XVII e XVIII. Em Portugal, enclausurada, a freira Mariana é informada da publicação de suas palavras, sentimentos e emoções. Adoece, padecendo de todas as consequências de sua paixão descoberta, sob vergonha de seus familiares, mas com a piedade de grande parte de suas companheiras que, assim como ela, foram aprisionadas ainda na infância e por toda a vida em um mosteiro. Conformada com seu destino e com o abandono do homem que amou perdidamente, a freira Mariana Alcoforado vive anônima até o último dia de sua vida. Duzentos anos depois de sua morte, o mundo conhece o nome da autora das mais belas cartas de amor escritas com estilo literário jamais encontrado em nenhuma obra literária, tamanho talento e sinceridade transportados ao mundo das letras.

A direção artística do espetáculo é de Lúcia Cerrone, com pesquisa da psicóloga Luciene Zied e atuação de Eleusa Mancini.

Iluminação de Raphael César Grampola, Figurino de Aline Ciafrino e Realização OrangoTango Produções Artísticas e Juliano Antunes Produções.

Classificação 14 anos. 60 minutos de duração. Espetáculo gratuito.

 

SERVIÇO:

Dias 10,11, 13 e e14 de outubro de 2022.

Direção: Lúcia Cerrone

Atuação: Eleusa Mancini 

Texto de Manuel Ribeiro – Dramaturgia de Eleusa Mancini

Local: Universidade Federal Fluminense - Campus Gragoatá

           Auditório MACUNAÍMA - Bloco B - 4º andar

Horário: 19h.

Classificação 14 anos

bottom of page