R E L E A S E
SHAKESPEARE, William é um espetáculo teatral que participou das comemorações mundiais acerca dos 400 anos da morte do maior autor de teatro de todos os tempos. #ShakespeareLives (1616 – 2016), Sua estreia aconteceu em março de 2016, retornou para temporada em abril de 2017, sendo também convidado para o Festival Internacional de Teatro de Londrina - FILO/2017. Em 2018, foi convidado pelo Solar do Jambeiro, em Niterói/RJ., para o Projeto REENCENA. Em 2019, foi selecionado no edital Além da Ponte da Secretaria das Culturas de Niterói e Fundação de Arte - FAN, para apresentações em praça pública da cidade de São Gonçalo; e convidado à Mostra de Teatro Adulto da ATACEN. Também em 2019, foi selecionado em novo edital da mesma secretaria para apresentações em 2020, na cidade do Rio do Janeiro, porém com as restrições impostas pela covid 19, o projeto foi readaptado para a filmagem do espetáculo. O Filme Shakespeare William está disponível em canal do Youtube, assim como teasers e filmagens do espetáculo em outras temporadas.
Em formato de teatro expositivo (cenas concomitantes), são representados trechos adaptados de 15 das 39 peças escritas por Shakespeare - Romeu e Julieta, Hamlet, A Megera Domada, Rei Lear, Os Dois Cavalheiros de Verona, Henrique V, MacBeth, O Mercador de Veneza, Muito Barulho por Nada, Noite de Reis, Timão de Athenas, Otelo, Antônio e Cleópatra, A Comédia dos Erros e Henrique VIII – divididos em cinco blocos que são intercalados com apresentações, bem humoradas, contendo informações a respeito da vida e da obra de William Shakespeare.
Aos moldes do teatro elisabetano, as encenações são realizadas apenas por homens, que revezam-se entre narradores e os mais representativos personagens dos dramas, tragédias e comédias escritas pelo dramaturgo.
SHAKESPEARE, William multiplica a homenagem ao reverenciar a arte do teatro, seu autor de maior relevância e seu grande protagonista: o ator.
Em linguagem multimídia (teatro, dança, música e vídeo), o espetáculo acontece no Solar do Jambeiro, belíssimo casarão do século XIX, - seus jardins naturais e duas de suas salas transformam-se em palco para as encenações, e sua fachada, a tela para projeções virtuais com imagens do contexto teatral dos tempos shakespearianos.
A direção geral é de Eleusa Mancini e codireção de Lúcia Cerrone e Marcos Ácher. Iluminação de Raphael Cesar Grampolla; Projeções de Gilberto Lopes; Figurinos de Aline Ciafrino; Coreografias de Luã Lima; Assistência de Produção de Yule Mansur; Filmagem e Edição: Marcos Menezes; e Fotografia de Gabi Rodrigues. Produção OrangoTango; Realização Juliano Antunes Produções.
No elenco: Amaury Lorenzo; Diego Ramos; Juliano Antunes; Luã Lima; Marcos Ácher e Sérgio Di Paula.
Classificação Etária: Livre