top of page

O PROJETO

Enquanto houver um louco, um poeta e uma amante,

haverá sonho, amor e fantasia.

E enquanto houver sonho, amor e fantasia,

haverá esperança.

 

William Shakespeare

APRESENTAÇÃO

 

O projeto “SHAKESPEARE, William”, da Juliano Antunes Produções pretende apresentar um espetáculo teatral coreográfico contendo cenas de diversas peças do autor, poeta e dramaturgo William Shakespeare, com intuito de homenagear os 400 anos de sua morte.

 

O espetáculo contém 05 atos de representações, realizadas através da linguagem de Teatro Coreográfico, acontecendo concomitantemente por meio de teatro exposição, ou seja, o público passeia pelas cenas, optando livremente sobre qual a cena a ser assistida. Dos 05 atos em questão, 03 deles serão assistidos por toda a plateia, reunida nas salas 01 e 02 da área interna do Solar do Jambeiro. O restante dos blocos acontecerá na área externa do Solar do Jambeiro. Cada ato tem duração de 10 minutos, com pequenos intervalos de dois minutos para o deslocamento da plateia, somando-se, no total, 82 minutos.

 

A linguagem cênica através de Teatro Coreográfico vem sendo pesquisada há 10 anos, quando houve, por parte deste grupo, a encenação do espetáculo A Paixão Segundo Maria Madalena, apresentado no Teatro Municipal de Niterói e no Teatro da UFF, entre os anos 2006 e 2008, tendo sido indicado a 10 categorias e vencedor de 07 prêmios no Festival Nacional de Rio das Ostras/2008.

 

A direção do espetáculo está sob a responsabilidade de Eleusa Mancini, atriz , diretora e roteirista de notório saber, com a colaboração na assistência de direção por Lucia Cerrone, historiadora/pesquisadora e crítica de teatro e Marcos Ácher

 

São 06 atores profissionais, que se revezam entre narradores e os mais importantes personagens da obra shakesperiana. Tais atores possuem expertise no trabalho interpretativo e corporal, fundamental para atuação em teatro coreográfico, e estão sendo preparados pelo coreógrafo Luã Lima, que desponta em nossa cidade como um dos melhores coreógrafos de dança contemporânea.

 

Os técnicos responsáveis pela Direção; Iluminação; Cenário Virtual e projeção mapeada; Figurinos e Trilha Sonora fazem parte de uma mesma equipe que trabalha há 10 anos em conjunto, realizando espetáculos de teatro e dança, o que garante a qualidade artística e o gabarito necessário para a realização deste espetáculo.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

O desejo de participar das ações culturais mundiais inspiradas na obra do poeta e dramaturgo William Shakespeare em virtude dos 400 anos de sua morte possibilita a integração de nossa cidade no circuito das programações em homenagem ao autor teatral mais influente do mundo, conhecido como o “inventor do humano”, que escreveu 38 peças, 154 sonetos, 02 poemas narrativos e diversas poesias.

 

Mesmo que seus textos tenham sido estímulo para a televisão, a literatura e o cinema, o teatro é, efetivamente, o palco de suas criações, onde poderemos apresentar parte de sua grandiosa obra, perpetualizando-a e recriando-a de todas as maneiras possíveis.

 

Desta feita, temos a pretensão de utilizar em nossa divulgação a hashtag “Shakespeare Lives” dedicada às comemorações de 2016, incluindo-nos nos eventos do Instituto Cultural British Council, através do site criado pelo primeiro ministro do Reino Unido, David Cameron, com este intuito: reunir os eventos e as iniciativas que possam contribuir com os estudos de mais da metade dos estudantes do mundo.

 

 

OBJETIVOS

 

Participar da programação cultural mundial que marca os 400 anos da morte do dramaturgo William Shakespeare;

 

Apresentar uma nova forma de representação das obras shakesperianas, com base na linguagem cênica Teatro Coreográfico;

 

Propiciar a continuidade do estudo da linguagem de Teatro Coreográfico;

 

Aprimorar o projeto de Teatro Exposição, inaugurado com o espetáculo Terror e Miséria do III Reich, no Solar do Jambeiro, no ano de 2015, com enorme sucesso;

 

Inserir a cidade de Niterói no circuito mundial de comemoração e homenagem ao maior dramaturgo de todos os tempos;

 

Produzir cultura local;

 

Formar plateia, através da continuidade da proposta teatral coreográfica e expositiva;

 

Oferecer aos estudantes de artes cênicas, e aos demais, material para educação e formação cultural.

Este espetáculo foi selecionado pela CHAMADA PÚBLICA No06/2015 TEATRO NO SOLAR DO JAMBEIRO, dentro do projeto TERÇAS DE TEATRO da Prefeitura Municipal de Niterói, através da Secretaria de Cultura de Niterói e da Fundação de Arte de Niterói, em 2015 - programação para 2016.

bottom of page