ORANGOTANGO PRODUÇÕES ARTÍSTICAS APRESENTA
PROJETO
Após o sucesso de “SHAKESPEARE, William”, há 4 anos em cartaz, a JULIANO ANTUNES REALIZAÇÕES propõe a montagem do espetáculo O TEATRO DE CERVANTES com o objetivo de continuar as pesquisas sobre linguagem de teatro coreográfico, iniciado há mais de 15 anos com o primeiro espetáculo “A PAIXÃO SEGUNDO MARIA MADALENA”, vencedor de diversos prêmios e outras tantas indicações em Festival Nacional de Teatro.
Em parceria com a OrangoTango Produções, muitos espetáculos de Teatro e Dança foram realizados ao longo deste tempo, mantendo a ficha técnica de diretores, atores, iluminadores, figurinistas, pesquisadores etc.
Dando sequência ao propósito de direcionar o trabalho cênico vinculado à literatura, como nos casos de “O FABULOSO” (Fábulas da literatura greco-romana); “SHAKESPEARE, William” (Considerado o maior dramaturgo de todos os tempos; literatura inglesa); e “CARTAS PORTUGUESAS” (Literatura Portuguesa), chega a hora de produzir e realizar, cenicamente, o maior ícone da literatura espanhola e universal: Miguel de Cervantes.
As coincidências são inúmeras, tanto no que concerne a biografia destes grandes autores – Shakespeare e Cervantes são contemporâneos, tendo morrido, os dois, no mesmo dia – trata-se de autores incluídos em rol dos maiores dramaturgos do mundo. Apesar de Cervantes estar sempre ligado ao campo da literatura, por sua obra prima “DOM QUIXOTE”, foi também dramaturgo, com várias de suas obras ainda inéditas em montagens cênicas.
Ao pesquisar, percebeu-se, com surpresa, que parte de sua obra não havia, até os dias de hoje, tradução em português, como o caso dos “ENTREMEZES” – peças curtas para o teatro.
Diante desses fatores, a JULIANO ANTUNES REALIZAÇÕES encomendou sua tradução, que neste momento está sendo realizada pelo Professor Doutor Beethoven Alvarez, Chefe de Departamento de Línguas Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Assim, todos as peças e trechos da obra de Cervantes utilizadas no texto dramático para o espetáculo TEATRO DE CERVANTES, está sendo traduzido especialmente para esta montagem. São eles: “PRÓLOGO DA NOVELAS EXEMPLARES”; “O AMANTE LIBERAL” (NOVELA); “O VELHO CIUMENTO” (ENTREMEZZO); e “DOM QUIXOTE” (ROMANCE). Ainda parte desta encenação, foi escrito pela roteirista e autora Eleusa Mancini, a biografia de Miguel de Cervantes para que se conheça a vida e a obra de um dos mais notáveis escritores e dramaturgos considerados universalmente como ícones das artes das letras e das dramaturgias mundiais.
Com ficha técnica 100% nascido e/ou residente nesta cidade, a JULIANO ANTUNES REALIZAÇÕES pretende estender sua montagem para outras cidades e estados brasileiros, oferecendo conhecimento e material para estudo com enfoque em professores, pesquisadores, alunos e interessados em literatura e dramaturgia, assim como quaisquer interessados em artes e cultura.
A Direção Geral está sob responsabilidade de Eleusa Mancini, diretora de mais de 30 espetáculos nos últimos 20 anos; Tradução de Beethoven Alvarez e adaptação de Eleusa Mancini; Pesquisa Histórica de Lucia Cerrone, diretora e crítica teatral; Iluminação de Raphael César Grampola, Técnico de luz do Teatro da UFF; Figurinos de Aline Ciafrino; formada pela UNIRIO/UFRJ; Assistência de Produção de Júlia Tavares; Vídeo: Marcus Menezes; Fotografias de Gabi Rodrigues; Documentário de Sérgio Lobato; Produção Executiva da Juliano Antunes Realizações; e atuação de: Amauri Lorenzo; Diego Ramos; Giovana Sassi; Juliano Antunes; Leandro da Matta; Márcos Ácher; Mylene castro; e Sérgio Di Paula.