top of page

CURRÍCULOS

CLIQUE NA FOTO PARA DIRIGIR-SE AO SITE DE ELEUSA

ELEUSA MANCINI - DIREÇÃO GERAL

ROTEIRISTA, ATRIZ, DIRETORA; DRAMATURGA; LOCUTORA; PROFESSORA DE INTERPRETAÇÃO PARA TEATRO, PROFESSORA DE TÉCNICA VOCAL E TÉCNICA DE LEITURA, PROFESSORA DE TÉCNICAS RADIOFÔNICAS, PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA/LATIM. 

Eleusa Mancini possui formação superior em Letras / Latim (UFF – Universidade Federal Fluminense.

EM ARTES CÊNICAS: Atua como roteirista, diretora e atriz profissional. Em 25 anos de carreira no mercado do Estado do Rio de Janeiro, atuou na peça Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, premiada como um dos cinco melhores espetáculos do ano (1988) no Rio de Janeiro. Recebeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante no I Festival Nacional de Teatro de Resende (1989), dirigido por Leonardo Simões. Trabalhou, por cinco anos, com a dramaturga Anamaria Nunes atuando como atriz em O tambor e o anjo; como assistente de direção em Crônicas Pantagruélicas do Infame Rabelais e como diretora em Numa e a Ninfa.  Atuou, também, com o diretor Marcos Wogel em Os dois Cavalheiros de Verona – selecionado para o Festival de Teatro de Ouro Preto; com o diretor Dudu Sandroni em A inacreditável história de Marco Polo e sua exuberante viagem ao Oriente e em Ludi na TV; com a diretora Cacá Mourthé atuou em duas temporadas de Passo a Passo no Paço Imperial . Em 2014/ 2015/2016, atuou em O Fabuloso e em  Laura e Tadeu - Em União Instável, nos Teatros Municipal de Niterói e Teatro Popular Oscar Niemeyer.

ROTEIRO E DIREÇÃO dos espetáculos: Vida (2001); O Maior Amor do Mundo(2002); Cores, Uma viagem de Isaac Newton(2003); Paz na terra aos homes de boa vontade (2004),  todos apresentados no Teatro Municipal de Niterói, assim como a trilogia: HAHAHAHAHA – A História da Comédia e do Cinema (2005); LALAIALAIÁ – A História da Música (2006); BLABLABLABLABLÁ – A História da Literatura (2007).  Em 2008, para homenagear a cidade em que mora, apresenta o espetáculo Água Escondida (TMJC); Nos anos seguintes: Escrito nas Estrelas – A História da Astronomia (2009); Contemporâneo – a arte do nosso tempo(2010), Mitologia – Deuses do Olimpo (2011); Fábulas – histórias que ensinam (2012). O espetáculo A Paixão Segundo Maria Madalena, com concepção e roteiro de Eleusa Mancini, e Dir. de Marcos Ácher, foi selecionado para o Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras, conquistou 13 indicações e 7 prêmios. Como diretora e roteirista na área de Dança, seus últimos trabalhos foram: Quattuor - Os 4 elementos e Pangeia – Um planeta Continental, ambos para o Teatro Municipal de Niterói, em 2013. Em 2014, apresentou: Conceitual; À Flor da Pele e Mais amor por Favor, também no Teatro Municipal de Niterói. Durante o ano de 2014, como diretora e autora, apresentou no Teatro Popular Oscar Niemeyer e no Teatro Municipal de Niterói, a peça infantil: O Fabuloso. Em 2015, roteirizou e dirigiu os espetáculos coreográficos: Eureka - As Maiores Invenções da Humanidade;  Água - A Fonte da Vida; Música - A Trilha Sonora da História. Também em 2015, dirigiu as cenas Sapatos Pretos e Ajuda de Inverno - no espetáculo expositivo Terror e Miséria do III Reich. Em 2016, reapresentou, sob sua direção, O Fabuloso, no Festival Niterói em Cena e no festival Solos em Cena, no Teatro da UFF. Também em 2016, roteirizou e dirigiu os espetáculos A Trilogia - Paz, Amor e Alegria (Arte em Movimento Jacqueline Geraldes) e Inspiração ( Clarice Maia Oficina de Dança), ambos no Teatro Municipal de Niterói; e Shakespeare, William (Solar do Jambeiro) - espetáculo selecionado no Edital de Teatro da Fundação de Artes de Niterói.  

Em 2017, reestreia SHAKESPEARE, William a convite do Solar do Jambeiro, e retorna com temporada de O FABULOSO, na Scuola Di Cultura, em Niterói/RJ.

EM 2018, atua em "CARTAS PORTUGUESAS", na Scuola Di Cultura, sob direção de Lúcia Cerrone e cumpre temporada, em 2019, no Solar do Jambeiro, selecionado no Edital 2019 para circulação de espetáculos . Participa com esta peça no Festival de Teatro Midrash - Leblon - Rio de Janeiro. Em 2019, também executa apresentação de SHAKESPEARE, William, selecionado no Edital Além da Ponte, da Secretaria das Culturas de Niterói.

EM 2020, estreou, em 08 de fevereiro, o espetáculo O TEATRO DE CERVANTES, no Theatro Municipal de Niterói. 

Durante a pandemia, gravou o FILME SHAKESPEARE William, dirigiu 04 CENAS E 04 ATORES, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, dirigiu o projeto Contações da Mitologia, pelo Projeto ARTE na REDE, e participou de diversos encontros e entrevistas para Instituições e programas artísticos.

Em Outubro de 2021, reestreou O TEATRO DE CERVANTES, no Teatro Gay Lussac.

 

EM TV -  Foi Colaboradora e coautora (adaptação ) da novela CRISTAL - do SBT - Sistema Brasileiro de Televisão e roteirizou e dirigiu o Programa Moda Viva, veiculado no canal 38 da NET.

EM RÁDIO: Em Paralelo às atividades de teatro, Eleusa Mancini desenvolveu sua carreira como locutora das Rádios: Fluminense FM, Rádio Antena 1 Lite FM; Opus 90 FM (Grupo JB/O Dia); Rádio A5 FM e Central FM de Coimbra – Portugal. Foi Coordenadora Artística da Rádio Escuta FM da UFF – Universidade Federal Fluminense.

COMO DOCENTE: Técnicas Radiofônicas, com especialização em locução – Curso de extensão/UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro); SENAC/ RIO (Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional; e UFF (Universidade Federal Fluminense).  Entre os anos de 2007 a 2014, ministrou aulas especializadas em radiojornalismo no Programa nas Ondas do Ambiente, da Secretaria de Estado do Ambiente e da Secretaria de Educação do Estado Rio de Janeiro em parceria com a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

COMO DOCENTE LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e Interpretação, e Língua Portuguesa e Literatura – eNTRE OS ANOS DE 2008 e 2016, lecionou para o IPUFRJ (Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e em 2015, ministrou aulas de comunicação no curso para produtores culturais do PRONATEC - Governo Federal.

CLIQUE NA FOTO PARA DIRIGIR-SE AO SITE DE ELEUSA MANCINI

MARCOS ÁCHER - ASSISTENTE DE DIREÇÃO 

 

Ator, diretor e professor de teatro formado pelo Centro de Artes Calouste Gulbenkian/RJ, trabalhou em vários espetáculos, entre eles A Visita de Velha Senhora (de Friedrich Dürrenmatt, direção de Silvia Monte), Randevu do Avesso (Texto de Claudia Mauro, com supervisão de direção de José Possi Neto), O Bom Canário (Texto de Zacharias Helm e direção de Leonardo Netto e Rafaela Amado, com Joelson Medeiros e Érico Brás, entre outros), “Estranho Casal” (de Neil Simon, com tradução de Gilberto Braga, direção de Celso Nunes e no elenco, Carmo Dalla Vecchia e Susana Ribeiro, entre outros), “Cabaret Melinda” (direção de José Possi Netto, com Sandra Pêra, Claudia Mauro, entre outros), “O Baile” (direção de José Possi Netto, com Tássia Camargo, Carlinhos de Jesus, entre outros), “Arlequim Servidor de Dois Patrões” (direção de Luiz Arthur Nunes, com Camila Pitanga, Marcos Breda e Carol Machado, entre outros) e “Senhora dos Afogados” (de Nélson Rodrigues),“O Tiro que Mudou a História” e “Tiradentes – a Inconfidência no Rio” (as duas últimas de Aderbal Freire-Filho e Carlos Eduardo Novaes, sob direção de Aderbal), como integrante do Centro de Demolição e Construção do Espetáculo. Em teatro infantil atuou em “O Mistério de Feiurinha” (do livro de Pedro Bandeira, com adaptação e direção de Leonardo Simões), “Calendas de Primavera” (texto e direção de Marcia Duvalle), “A Inacreditável História de Marco Polo e Sua Exuberante Viagem ao Oriente” (texto de Fátima Valença, com direção de Dudu Sandroni), “Ludi na TV” (do livro de Luciana Sandroni, com direção de Dudu Sandroni) e “Quem Segura Esse Bebê?” (adaptação de As Desgraças de Uma Criança, de Martins Penna, feita por Fátima Valença e dirigida por Dudu Sandroni).

 

Fez várias participações em programas de televisão, entre eles: Dois Irmãos, Em Família, Amor à Vida, Lado a Lado (ganhadora do Prêmio Emmy Internacional de Melhor Telenovela de 2013), Sangue bom, Salve Jorge, A vida da gente, Insensato Coração, Dalva e Herivelto, Viver a Vida, Força Tarefa e A Grande Família, na Rede Globo e Milagres de Jesus, Chamas da Vida e Poder Paralelo, na Rede Record.

 

Tem indicações e prêmios em teatro, entre eles: Prêmios de Melhor Texto, Direção e 2º Melhor Espetáculo com “Faz de Conta” no X Festival de Teatro Infantil de Campos dos Goytacazes (2002); Indicação aos prêmios Coca-Cola e Mambembe por “Calendas de Primavera”, em 1993, e por “Ludi na TV”, em 1996; Indicação ao Prêmio Mambembe por “Quem Segura esse Bebê?”, em 1997; e o Prêmio Cantareira, dado pela Prefeitura da cidade de Niterói a artistas que se destacaram em 1997. Atualmente cursa a Faculdade de Licenciatura em Teatro na UniRio, dirige o grupo de teatro Claurinas – As Palhaças Bailarinas.

Desde 2016, atua em SHAKESPEARE, William, como co-diretor e ator, e em 2020, nas mesmas funções, estreia, em fevereiro, O TEATRO DE CERVANTES, no Teatro Municipal de Niterói.

 LUCIA CERRONE - PESQUISA HISTÓRICA

 

Bacharelado e Licenciatura em História – Universidade Santa Úrsula – 1976/ Jornalismo - Delegacia Regional do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro - número 19332/14 fls.66 D.R.T. 016.434/94 em 14/10/94

ATUAÇÃO PROFISSIONAL - Colaboradora da REVISTA PROGRAMA – JORNAL DO BRASIL - Teatro Infantil - 1991 – 1997; Crítica de Teatro Infantil e Adolescente do JORNAL DO BRASIL - 1991-2000; Júri do FESTIVAL COCA-COLA de Teatro Infantil – 1991; Júri do PRÊMIO COCA-COLA  de Teatro Jovem - 1991 – 1995; Júri do PRÊMIO MAMBEMBE de Teatro Infantil RJ - 1992 – 1998; Júri do PRÊMIO SHARP de Teatro - 1996-1997; Produtora Executiva da Exposição - “OS DIRETORES ENCENAM SEU TEATRO” -  CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – 1996; Roteirista do programa “O TEATRO CONTA A SUA HISTÓRIA” -  RÁDIO MEC – 1999; Roteirista para o PROGRAMA FESTIVAL DE TEATRO DE BONECOS DE CURITIBA -  1997 – 1999; Palestrante - TEATRO INFANTIL NA CARAVANA CULTURAL da SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO – 2000; Curadora do FESTIVAL DE TEATRO DE BONECOS DE CURITIBA – 2000; Curadora da exposição O PROGRAMA É O ESPETÁCULO – Teatro Carlos Gomes; SEC-RJ – 2000; Diretora do espetáculo - O AUTO DA COMPADECIDA - PROJETO PRO CENA DA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO – 2001; Curadora da exposição 50 ANOS DO TABLADO – 2001; Pesquisadora (texto e imagem) para o espetáculo “ATACADO E VAREJO”- Direção Sura Berditicshewisky - 2002

Crítica Teatro Infantil FESTIVAL TEATRO DE BLUMENAU – 2003; Critica Teatro FESTIVAL MATOGROSSO DO SUL – 2004; Pesquisadora de texto para o espetáculo – TEATRO DAS VIRTUDES - Direção Sura Berditichewisky - 2005/2006; Júri do PRÊMIO MIRIAN MUNIZ- FUNARTE – 2006; Critica Teatro FESTIVAL BRASILEIRO DE TEATRO ITAJAÍ – 2007; Júri festival de humor SALÃO DE HUMOR LAURA ALVIM – 2007; Publicação de produção jornalística (críticas de teatro infantil) – site do CENTRO BRASILEIRO DE TEATRO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE (CEBTIJ) – 2007 – 2009; Direção da leitura – A RESISTENCIA DE MARIA ADELAIDE AMARAL- Teatro Municipal de Niterói – 2009; Direção da leitura – QUERIDA MAMÃE DE MARIA ADELAIDE AMARAL- Teatro Municipal de Niterói – 2010; Coordenadora geral – SITE - MEMORIA E HISTORIA DO TEATRO DE NITERÓI - www.teatroniteroi.com.br  - FUNARTE – 2011; Pesquisadora - Pesquisa Iconográfica para peça teatral – CARTAS DE MARIA JULIETA E CARLOS DRUMMOND ANDRADE - Direção Sura Berditchevsky – 2011; Diretora – Ciclo de Leituras Dramatizadas - Fórum de Artes Cênicas de Niterói- “UMA RELAÇÃO TÃO DELICADA” de Lolleh Belon – 2011; Pesquisadora e diretora – VÍDEO EM HOMENAGEM A EVA TODOR, exibido no 6º prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil – 2012; Pesquisadora - Verbetes para o Livro – DRAMATURGIA BRASILEIRA – SBAT – 2012; Júri do PRÊMIO ZILKA SALABERRY DE TEATRO INFANTIL - 2012-2014; Pesquisadora – Espetáculo TERROR E MISÉRIA DO TERCEIRO REICH – 2015; Pesquisadora -  Texto - Programas de Peças Teatrais 1970 - LIVRO MACKSEN LUIZ - SESC SP – 2015; Pesquisadora e Codiretora – Espetáculo SHAKESPEARE, William – 2016/17.

beethoven.jpeg

BEETHOVEN ALVAREZ - TRADUÇÃO (OBRA DE CERVANTES)

Professor Adjunto de Língua e Literatura Latina, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Laboratório de Estudos Clássicos – LEC/UFF e co-coordenador do núcleo de tradução e criação – ntc/UFF. Membro do Centre for the Public Understanding of Greek and Roman Drama (CPUGRD/Univ. of St Andrews).

Possui Doutorado em Linguística (Estudos Clássicos) pela Unicamp (2016), com período sanduíche (Bolsa Capes/PDSE) na University of Oxford. Mestre em Letras Clássicas pela UFRJ (2008) e Graduado em Letras (Port/Latim) pela UERJ (2004). Atualmente faz estágio de pós-doutorado na University of St Andrews, traduzindo em versos a comédia Poenulus (O punicozinho), de Plauto.

Do latim, já traduziu a peça Persa, também de Plauto (ainda inédita), e algumas odes de Horácio e Catulo; do romeno, traduziu poemas de George Bacovia, Marin Sorescu e Mihai Eminescu; do espanhol, além de dois entremezes (O Velho Ciumento, e O Maravilhoso Teatro de Marionetes) de Cervantes (também inéditos), traduziu algumas poesias da uruguaia M. Eugénia de Vaz Ferreira; do inglês, deve sair em breve a tradução do canto "A"-19 (trechos, por enquanto) de Louis Zukofsky.

Em 2018, fez uma adaptação do texto da peça “Um Deus dormiu lá em casa”, de Guilherme Figueiredo, para Leitura Dramatizada, realizada no Auditório Macunaíma, da UFF, em Niterói. Escreveu no blog Palco Clássico, sobre essa e outra adaptação de Plauto para o teatro (Anfitrione, 2019, de Sergio Pierattini).

amaury%20017_edited.jpg

AMAURY LORENZO - DIRETOR CORPORAL 

 

Graduação Artes Cênicas - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) ; Formado em Ballet Clássico na academia Bárbara Santos Escola de Danças (MG) e Centro Mineiro de Danças Clássicas (BH) (Certificado Royal Academy os Dancing); Formação em Dança Contemporânea no Centro Corográfico da Cidade do Rio de Janeiro (RJ) – Conveniado ao Instituto Laban NY (EUA).

tualmente Professor de Formação de  Atores (Voz, Interpretação e Corpo) na Spectaculu Escola de Arte e Tecnologia (RJ), com direção de Gringo Cardia e Marisa Orth,  2011 a 2019 - OFICINA SOCIAL DE TEATRO - Atualmente Professor de Formação de Atores na Oficina Social de Teatro (OST) em Niterói,  * 2010 – 2019 – MUANES CIA DE DANÇA TEATRO – Atualmente integra a Cia Muanes (Prêmio Klauss Vianna de Dança). Atua como Bailarino, Coreógrafo e Ator.  

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO ATOR E BAILARINO EM ESPETÁCULOS: * 2019 -  Conselho de Classe | Texto Jô Bilac | Direção Fábio Fortes | Teatro Municipal de Niterói. * 2019 - Comissão de Frente Viradouro (Carnaval Sambódromo) Carnavalesco Paulo Barros| * 2019 - Mask | Cia Muanes TeatroDança| Coreógrafo e Bailarino|. 2018 - Negro | Texto, Direção, Bailarino, Ator Amaury Lorenzo | Produção Cambará |Teatro Popular de Niterói. * 2018 - Katecô | Direção Denise Zenícola | Teatro João Caetano | Rio de Janeiro. * 2018 - Comissão Frente Vila Isabel (Carnavalesco Paulo Barros)|Coreografia Alex Neoral. * 2017 – Dez Dias Que Abalaram o Mundo | Direção Luiz Fernando Lobo | Cia Ensaio Aberto | Armazém da Utopia | RJ. * 2017 - Comissão de Frente Campeã Portela (Carnavalesco Paulo Barros)| Coreografia Leo Senna | Rio de Janeiro. * 2016 - Katecô | Direção Denise Zenícola | Teatro Parque da Ruínas   *2016 - A Festa de Mateus | Direção Ricardo Rocha | Texto Rafael Cal |Teatro Solar do Jambeiro. * 2016 - A Última Festa Antes do Fim do Mundo | Teatro Ipanema | Direção Sergio Menezes e Victor Maia; E OUTROS...

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL EM TV E CINEMA - DIREÇÃO| ATOR |PREPARAÇÃO DE ELENCO: * 2019 - Oficinas de Realização Audiovisual, Rede Juruena Vivo e Aldeia Mutum| Professor, Diretor e Preparador de Elenco| OPAN/Petrobrás| Mato Grosso; * 2013 a 2019 - Projeto 5 Minutos | Há 6 anos, Amaury Lorenzo é Diretor do “Projeto 5 Minutos”, desenvolvido com a Spectaculu Escola de Arte e Tecnologia em parceria com o London Britsh Council. Projeto de Audiovisual Educacional desenvolvido junto a cerca de 80 da periferia carioca,  anualmente(Aproximadamente 280 jovens desde o inicio do projeto). A cada ano uma ópera é escolhida para adaptação e roteiro: “La Traviata”, “Lo Schiavo”, “Romeu e Julieta”, “Madame Butterfly”. Todos os curtas exibidos em premiação no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.São cerca de 20 curtas metragens dirigidos, roteirizados e produzidos:  O Boto e a Rosa (2014), Flor de Cactus (2014),Transformar é o Último Ato (2014), Urucum (2014), Amada Luta (2014)Violenta – La Traviata (Selecionado para o Festival de Cinema do Rio) (2015),  Indomável (2015), Visão da Rosa (2016), Escrava Periferia (2016)  Catarina(2016), O Diário de Ilara (2016), À Flor da Pele (2017), De Volta à Origem (2017), Imaculadas (2017), Mandakaru (2018).  *2019 - Projeto Griots – Mestres do Samba | 2019 | Preparação de Elenco, Assistente de Direção |  (Nelson Sargento, Tia Surica, Tantinho da Mangueira) | YouTube Brasil e YouTubeSpace. *2016 - Projeto “O Hoje, o Ontem, o Amanhã” (Políticas indígenas de sustentabilidade para os povos indígenas Do Rio de Janeiro, Baía de Guanabara, Clima e Recursos Naturais)|Idealizador e Diretor Artístico| 2016 |Museu Do Amanhã| Congresso Internacional Sustentável 2016 | Realização Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) Banco Itaú.  *2019 - Verão 90 | Rede Globo. *2018 - Espelho da Vida | Rede Globo. *2017 - Apocalipse | Rede Record. *2017 - Pega Pega | Rede Globo. *2017 - Natália | Serie Canal Brasil e Universal Chanel. *2017 - O Rico e O Lázaro | Tv Record. *2016 - Terra Prometida | Tv Record|. *2015 - Milagres de Jesus | Tv Record | Personagem São Judas Tadeu | Direção Regis Farias. *2004 - Lembranças de Verlaine | Cinema | Direção Fabiano Cafure e Bayard Toneli. *2012 - Salve Jorge/ Tv Globo. *2012 - Poema Sujo | Cinema | Direção Silvio Tendler. *2010 - Paraísos Artificiais/ Cinema/ Rio de Janeiro. *2010 - Cilada.Com /Cinema/Rio de Janeiro. *2010 - Comercial Coca Cola/ Rio de Janeiro. *2010 - Comercial Cerveja Devassa/ Rio de Janeiro. *2010 - As Cariocas/ Minissérie TV Globo. *2008 - Eu, Super-Homem / Caetano Fabro/Rio de Janeiro. *2004 - O Fantasma da Ópera /TV Record/Rio de Janeiro.

 

RAPHAEL CÉSAR GRAMPOLA - ILUMINAÇÃO

 

Atuou em diversos trabalhos como ator, como em: A Paixão Segundo Maria Madalena; Deuses do Olimpo e muitos outros. Foi iluminador de espetáculos de Dança nos anos de 2013 e 2014 desta mesma produtora, como em: Conceitual (Teatro Municipal de Niterói); À flor da pele (Teatro Municipal de Niterói).

 

Atualmente, Raphael César é iluminador do Teatro da Universidade Federal Fluminense - Teatro da UFF.

Em 2015, foi iluminador dos espetáculos: Laura e Tadeu; direção de Márcos Ácher; As Grandes Invenções da Humanidade; Água – A Fonte da Vida; e Música – A trilha Sonora da História – direção de Eleusa Mancini.

 

Recebeu o prêmio de melhor iluminação na Mostra de Teatro Infantil da ATACEN – pelo espetáculo Peter Pan.

ALINE CIAFRINO - FIGURINISTA 

 

Aline Ciafrino é figurinista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Uni-Rio. Desde 1996, cria e produz figurinos para teatro e dança.

Dentre os trabalhos realizados, destacam-se peças teatrais, como Infraturas (com Paulo Gustavo e Fábio Porchat, direção de Malú Valle), Nem Morto (de Luiz Carlos Góes e Yoya Wursh), montagens para o diretor David Herman na CAL (Centro de Artes de Laranjeiras) e A Paixão Segundo Maria Madalena (de Eleusa Mancini e Marcos Archer) que recebeu o Prêmio de Melhor Figurino no Festival Nacional de Teatro de Rio das Ostras. 

É empresária, dona ado Atelier Aline Ciafrino - Alta Costura

 

MARCUS MENEZES - VÍDEO

 

Jornalista, produtor de video, editor, redator e roteirista. 

Atualmente é coordenador do núcleo de comunicação da Universidade Salgado de Oliveira; assessor de comunicação do INCT/InEAC - UFF (Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos); docente de radialismo no Programa Nas Ondas do Ambiente (Secretaria de Estado do Ambiente do RJ) que incentiva o uso de tecnologias de comunicação como instrumento de educação ambiental.

Diretor e editor do documentário "Humanização: encontros e desencontros de olhares polifônicos" (2014) - a questão da humanização por profissionais e estudantes da área de saúde, usuários do SUS, artistas, filósofos e integrantes de movimentos sociais.

Produtor, assistente de direção e editor do video “Institucional InEAC” (2013) – apresentação oficial do INCT/Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos. 

Produtor, assistente de direção e editor do documentário “Conflitos da Fé” (2011) - tem como ponto de partida as ações realizadas pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa com depoimentos de vitimas, religiosos das mais diversas crenças e de antropólogos e pesquisadores realizando análises sobre conflitos desta natureza no Brasil.

Produtor e editor do video “Institucional Observatório das Metrópoles” (2010). Produtor e editor dos programas de TV “N Magazine”, “Con-viver” e “Pop Goiaba” (Net TV). Argumentista do programa Você Decide (TV Globo). 

 Redator nas Rádios Fluminense FM, Guanabara AM, Rádio Gare e Gazeta FM (Cuiabá).

GABI RODRIGUES - FOTOGRAFIA

 

Gabriela Rodrigues  é formada em Turismo pela Universidade Federal Fluminense . Tem experiencias de trabalho na empresa Especo, Trem do Corcovado, no Rio de Janeiro e na empresa Big Bus, em Vancouver.
 

Gabi é fotógrafa profissional, que atua na OrangoTango desde 2015, quando registrou todo o processo de produção do espetáculo LAURA E TADEU EM UNIÃO INSTÁVEL; SHAKESPEARE, William; CARTAS PORTUGUESAS; E OUTRAS PRODUÇÕES DA JULIANO ANTUNES REALIZAÇÕES.

 

Gabi, mais do que fotógrafa, é uma artista que perpetua instantes de magia.

Trabalha com fotografia registrando casamentos, eventos institucionais, aniversários infantis, bodas, gestantes e books.
Cervantes%20-%20Ensaio%2018.12_edited.jp

SÉRGIO LOBATO - DOCUMENTARISTA

FORMAÇÃO ACADÊMICA / TITULAÇÃO - Mestrado em Antropologia Visual  - Universidade de Barcelona – Espanha; Pós Graduação em Indigenismo - Universidade Positivo Curitiba – Brasil;  Pós Graduação em Cinema e Audiovisual - Universidade de Cuiabá – Brasil; Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro – Brasil. FORMAÇÃO EXTRACURRICULAR - Curso de Direção de Fotografia - Academia Internacional de Cinema e TV, Rio de Janeiro. Curso Intensivo de Férias de Direção de Fotografia - Academia Internacional de Cinema e TV, Rio de Janeiro. 2° Workshop de Fotografia para Cinema e Vídeo - Mr. Sport Films, Rio de Janeiro. Operação de Steadicam - Academia Internacional de Cinema e TV - Rio de Janeiro. AfterEffects - Academia Internacional de Cinema e TV. Rio de Janeiro. Operação de Câmera - Academia Internacional de Cinema e TV - Rio de Janeiro. Curso de Adaptação à Selva - Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS)

EXPERIENCIA PROFISSIONAL - Professor de Comunicação Audiovisual e Editor, Berço das Águas, Petrobrás. (2019) ; Direção de Fotografia, Associação de Moradores (curta-metragem) Cambará, Viagem a Lua (2018); Produção Executiva, Wanderlust (longa-metragem) Benzin TV, Cambará. (2017); Direção da Série Índio Presente. FSA, EBC, BRDE, ANCINE. (2017)

Coordenador do Curso de Formação de Videoastas Araweté. Verthic, Norte Energia – Usina Hidrelétrica Belo Monte. (2015); Studio OH, Direção de Fotografia, Dublin, Irlanda. (2013/14)

Professor de Comunicação Audiovisual e Intercâmbio. Agência Internacional de Desenvolvimento dos Estados Unidos (USAID), Operação Amazônia Nativa (OPAN) (2009/11)

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL - 2018 COP24 Juruena Vivo. OPAN, Petrobrás; 2018 Festival Juruena Vivo. OPAN, Petrobrás 2018 Viraviradouro, Cambará; 2018 Associação de Moradores (curta-metragem). Cambará, Viagem à Lua; 2018 Mezanino (animação) Cambará, Fundo Setorial do Audiovisual; 2017 Wanderlust (longa-metragem), Benzin TV, Cambará; Mar. 2016 13 Episódios da Série Índio Presente Fundo Setorial Audiovisual, a Jun. 2015 EBC, BRDE, ANCINE. Abr. 2017; 2015 Oficina de Formação de Videoastas na Aldeia Ipixuna. Cambará, Funai, Verthic, Norte Energia – Usina Hidrelétrica Belo Monte. Mai. 2015 Entrevista Karamaro. Cambará, Funai, Verthic, Norte Energia – Usina Hidrelétrica Belo Monte. Abr. 2015 Oficina de Formação de Videoastas na Aldeia Ta-akati. Cambará, Funai, Verthic, Norte Energia – Usina Hidrelétrica Belo Monte. Mar. 2015 Contação de histórias por Mirano Araweté. Cambará, Funai, Verthic, Norte Energia – Usina Hidrelétrica Belo Monte. Fev. 20015 Oficina de Formação de Videoastas na Aldeia Pacaña. Cambará, Funai, Verthic, Norte Energia – Usina Hidrelétrica Belo Monte. Out.e Nov. 2014 Paumari: O Povo das Águas. Cambará, OPAN, Petrobrás. Julho 2014 César Lacerda em Coimbra. Cambará. Março 2014 Video Clipe: Break The Silence. Warped Outubro 2013 Cliffs of Moher. Get Inside TV Junho 2012 Sentimiento Chimarrón, Universidade de Barcelona Abril 2012 Primeiro Congresso de Samba Gafieira na Espanha. Spai Carioca. Dezembro 2011 Gestão Territorial Indígena. OPAN, USAID Novembro 2011 Manejo Pesqueiro. OPAN, USAID Outubro 2011 Manejo Indígena. OPAN, USAID Setembro 2011 Mopo´i: O Menino Manoki. Ministério da Cultura, Cambará. Agosto 2011 2° Apreensão de Pesca Ilegal na Terra Indígena Paumari. OPAN, USAID.

PRÊMIOS AUDIOVISUAIS - I Festival EtnográficoThéo Brandão de Vídeo e Fotografia, Maceió - Prêmio de Melhor Audio – Pamoari na Cidade. 18° Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, Cuiabá - Prêmio de Melhor Vídeo pelo Público – Mopo´i: O Menino Manoki - Prêmio Especial do Júri – Mopo´i: O Menino Manoki.

JULIANO ANTUNES - PRODUTOR 

 

JULIANO ANTUNES (PRODUTOR E ATOR) – Vem atuando em palcos nacionais e internacionais há mais de 20 anos, tendo trabalhado com nomes de relevância no mercado teatral, como os diretores: 1. Gerald Thomas - “Terra em Trânsito” (NY / São Paulo); “Um bloco de gelo em chamas” (SP); “Brasas no congelador” (SP); “Asfaltaram o Beijo” (SP). 2. Bernardo Jablonsky -  “Advocacia segundo os Irmãos Marx” (RJ); “Eu Henrique Vianna...” (RJ); “O morto do Encantado” (RJ) e “Maroquinhas Fru-Fru” (RJ). 3. Cacá Mourthé e Maria Clara Machado - “Jonas e a baleia” (RJ). 4. Marta Ribeiro “Quando se é alguém” (RJ), 5. Marcos Ácher – “Deuses do Olimpo”(Niterói), “Laura e Tadeu” e “O Garoto do Serginho (Standup), 6. Eleusa Mancini – “O Fabuloso”(Nit); “Terror e Miséria do Terceiro Reich”(Nit), “Shakespeare, William”. 7. Ricardo Rocha – “Guerr-Ilha”(Nit). 8. Zé Helou – “Solilóquio”.

Em televisão, atuou em quadros de humor, no Programa Altas Horas da Rede Globo, participando também nas novelas “Ti ti ti”, “Morde e Assopra”, “Paraíso”, “Beleza Pura”, “Belíssima”, “Da Cor do Pecado”, “Malhação” e “Império”, além da Minissérie “Cinquentinha”. Em seriados, desta mesma emissora, atuou em” Linha Direta”, “Carga Pesada”, “A Grande Família” e “O Dentista Mascarado”.

Em cinema, atuou em “Mateus, o Balconista” - (Direção Pedro Monteiro e Cavi Borges, com Mateus Solano).

Em humor, atuou ao lado de comediantes nacionais como Heloísa Perrissé, Március Melhen, Maria Clara Gueiros, Fernando Caruso e muitos outros. Para além de atuar em várias mídias - rádio, teatro, televisão e cinema -, há dois anos desenvolve o trabalho de “encenador de histórias” visando o estímulo à leitura, como atividade curricular em escolas.

Como produtor, é parceiro da OrangoTango Produções Artísticas e Casa Filmes/RJ, produzindo diversos espetáculos teatrais e de dança como: “Quattuor - Os 4 elementos” e “Pangeia – Um planeta Continental”; “Conceitual”; “À Flor da Pele” e “Mais amor por Favor”, todos no Teatro Municipal de Niterói. Em 2014, produziu e atuou no Teatro Popular Oscar Niemeyer e no Teatro Municipal de Niterói, a peça infantil: “O Fabuloso”. Em 2015, “Eureka - As Maiores Invenções da Humanidade”; “Água - A Fonte da Vida”; “Música - A Trilha Sonora da História” e “Laura e Tadeu”. Em 2016, produziu e atuou em “O Fabuloso”, no teatro Municipal de Niterói, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Festival Niterói em Cena e no Festival Solos em Cena; também produziu o espetáculo coreográfico e expositivo “Shakespeare, William” - selecionado no Edital de Teatro da Fundação de Artes de Niterói/RJ. Indicado ao Prêmio Zilka Salaberry – categoria MELHOR ATOR/2016.

Desde 2013 é produtor de diversos espetáculos e produz, neste momento, O TEATRO DE CERVANTES, com estreia marcada para fevereiro de 2020.

Clique na foto para dirigir-se ao site de Juliano Antunes

Cervantes - Figurino 07.01.20-1343.jpg

JÚLIA TAVARES - ASSISTENTE DE PRODUÇÃO

Júlia Tavares, técnica em Audiovisual pelo Instituto Politécnico da UFRJ. Estágiou no ano de 2014 pelo Grupo de Educação Multimídia da UFRJ. Produziu teasers, curta-metragens e eventos como "UFRJmar". 

Graduanda em Estudos de Mídia pela UFF, produziu curta-metragens junto à universidade. 

Assistente de Produção em "Cartas Portuguesas: Vida e morte de Mariana Alcoforado".

Portfólio: https://juliaoliveiratavar.wixsite.com/juliatavares

bottom of page