top of page

O PROJETO

Fábula é um discurso mentiroso que retrata uma verdade"   -  Theon, filósofo grego, (séc.I d.C.)

APRESENTAÇÃO

 

 

"O FABULOSO" é um espetáculo teatral, de gênero: comédia infantil, cujo texto é composto por três fábulas de Esopo, escritor da Grécia Antiga e criador da fábula como gênero literário narrativo, e três fábulas adaptadas por Fedro, Gaius Iulius Phaedrus, fabulista romano nascido na Macedônia. São elas: O rato da cidade e o rato do campo; O corvo e o jarro; A formiga e a pomba; O burro e o lobo; Dois viajantes e o urso e A reunião geral dos ratos.

 

As fábulas são pequenas histórias, compostas por personagens do reino animal e de elementos da natureza personificados de acordo com aspectos ou qualidades do homem, e que tem, por hábito, encerrar sua narrativa com um ensinamento de caráter instrutivo.

 

 

A linguagem cênica desenvolvida pela diretora Eleusa Mancini (de reconhecido mérito) prioriza os elementos textuais concernentes ao estilo fabulesco, por meio da atuação corporal e variação vocal do ator/encenador, elemento soberano e fundamental nesta ação dramática.

 

A representação mimética é realizada pelo ator e comediante Juliano Antunes que evoca aspectos e caracteres físicos de variados personagens, em performances que utilizam recursos artísticos e modernas técnicas vocais e corporais. O conjunto destas ações possibilita a transposição para um mundo de imagens e sons que reproduzem a vida cotidiana contemporânea, causando, inicialmente, a identificação e a posterior reflexão sobre os costumes e hábitos do homem de hoje.

 

 

A direção corporal de Clarice Maia (professora e coreógrafa); a iluminação de Tadeu Freire (iluminador do Teatro Municipal de Niterói); e o figurino de Aline Ciafrino (Uni-Rio)  corroboram com a linguagem desta proposta. No resultado desta comédia infantil, um espetáculo moderno, criativo, dinâmico e divertido que, além de entreter e alegrar adultos e crianças, possui elementos didáticos e ideológicos capazes de incentivar e estimular a necessária mudança no pensamento e nos hábitos vigentes.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

 

 

A ideia deste espetáculo surgiu ao considerarmos que a educação em nosso país ainda está distante de um ideal pretendido. Por muitas vezes, a importante missão acerca da plena formação da criança brasileira fica à deriva.

 

Assim, faz-se necessário e de maneira urgente que novas formas de atuação possam ajudar nesta tarefa, colaborando para que nossos futuros cidadãos estejam preparados para a complexa vida social, cultural e política de nossa nação, apresentando-se como seres criativos e transformadores.

 

As fábulas, contempladas por nosso projeto, tem por natureza esses objetivos: educar, conscientizar, preparar e formar plenamente novos cidadãos.  E, o teatro, por sua vez, como manifestação cultural, engloba as duas vertentes que atuam diretamente no aprendizado da criança - a expressão e a comunicação -, possibilitando o desenvolvimento de sua identidade e autonomia.

 

Depois de três anos desenvolvendo esta atividade dentro das bibliotecas de escolas particulares na cidade de Niterói, no intuito de incentivar a leitura e apresentar às crianças a arte teatral por meio da encenação de histórias, a diretora Eleusa Mancini e o ator e comediante Juliano Antunes decidiram expandir e ampliar o grande sucesso obtido para além dos muros escolares, atingindo as praças e teatros do Estado do Rio de Janeiro.

Este espetáculo foi selecionado no Edital de Teatro Infantil para Público Escolar da Prefeitura Municipal de Niterói, através da Secretaria de Cultura de Niterói e da Fundação de Arte de Niterói, em 2013.

bottom of page