top of page

JUSTIFICATIVA

 

 

O planejamento deste espetáculo teve início ao considerarmos e constatarmos que as novas formas de relacionamento, mais especificamente, os segundos ou terceiros casamentos, são pouco explorados tanto nos campos de pesquisas sociológicas quanto em sua representação. Verifica-se, de maneira clara e rápida, a falta de material textual, também, na área da psicologia e da antropologia.

 

Consequentemente, as peças teatrais que abordam o tema são praticamente inexistentes. Muitas delas tratam dos relacionamentos, sem ter como foco principal os problemas gerados por esta nova forma de união.

 

Conflitos sobre as regras e limites de participação de ex-parceiros e famílias envolvidas são cada vez mais constantes; a inclusão de novas tecnologias como computadores, celulares e suas ferramentas de redes sociais (inseridas no quarto dos casais contemporâneos), também contribuem para a diminuição da possibilidade de harmonia, ocarretando o distanciamento destes individuos e, por muitas vezes, ocasionando a falência dos relacionamentos conjugais.

 

O teatro, em seu objetivo de retratar, fazer pensar e coparticipar do desenvolvimento humano deve incluir em suas abordagens toda e qualquer mudança de hábitos e costumes advindos da própria natureza humana, para com isso, propiciar, inicialmente, a tomada de consciência e, a posteriori, a reflexão para o encontro de soluções para tais divergências, compatibilizando a história, a sociologia, a antropologia e a filosofia, através da linguagem artística teatral.

 

bottom of page