top of page

BIOGRAFIA

 

Eleusa Mancini nasceu em 28 de julho de 1964, na cidade de Goiânia, Goiás, centro-oeste brasileiro. Aos cinco anos, mudou-se para a cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, permanecendo até o ano de 1979, quando muda-se para a cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais. Dois anos depois, transfere-se para São Paulo, Capital e, logo depois, para São José dos Campos, ainda no estado paulistano.  Tantas mudanças fizeram com que Eleusa apreendesse e vivenciasse culturas diversas.

Aos 18 anos, inicia seus estudos em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, mas novamente as mudanças de residência de seus pais a fazem mudar-se, desta vez, de volta à cidade de Niterói, onde criou raízes e de onde apenas afastou-se por um ano, quando aceitou convite para trabalhar em uma rádio de Coimbra - Portugal, no ano de 2001.

 

Ao longo deste tempo, Eleusa formou-se em interpretação teatral, em 1986, e, no ano de 1992, começou suas atividades no rádio carioca, atuando como locutora das rádios: Fluminense FM; Antena 1 Lite FM; Opus 90 FM (Grupo JB / O Dia); A5 - Coimbra/Portugal - e Rádio Central (Coimbra/PT.). Na área radialística, foi Coordenadora de Locução da Rádio Gare/ Niterói e, durante 5 anos, foi Diretora e Coordenadora Artística da Rádio ESCUTA/UFF - Universidade Federal Fluminense.

Em espetáculos, atua como atriz, diretora e roteirista, exercendo tais funções nas áreas do teatro e da dança. Também é projetista e roteirista de teatro e TV, tendo havido maior repercussão quando tornou-se colaboradora e, posteriormente, coautora da novela "Cristal", do SBT - Sistema Brasileiro de Televisão.

Eleusa Mancini é formada pela UFF - Universidade Federal Fluminense - em Letras Língua Portuguesa / Latim.

É docente em Português/ Latim, com especialização em Técnica de Leitura; Técnicas Radiofônicas/ Radiojornalismo, com especialização em Locução  e Técnica Vocal; Interpretação e Expressão, na área de Artes Cênicas.

Foi professora de instituições como: SENAC ( Radialismo); UERJ (Locução Profissional e Radialismo); UFF (Radialismo) e IPUFRJ (Língua Portuguesa/ Redação).

 

No ano de 2015, passou em 1º lugar em concurso oferecido pelo Governo Federal / PRONATEC, para ministrar aulas de Língua Portuguesa: Comunicação Oral e Produção Textual, em Maricá/RJ.

Em 12 de junho de 2015, estreou o espetáculo teatral "Laura e Tadeu", no Teatro Municipal de Niterói, texto de sua autoria, ganhador, em segundo lugar, do Edital de Ocupação do Teatro Municipal de Niterói. Em julho/2015 estreou também "Terror e Miséria no Terceiro Reich", uma exposição teatral com direção das cenas: “Sapatos Pretos” e “Ajuda de Inverno”, texto de Bertold Brecht, no Solar do Jambeiro. Também em 2015, roteirizou e dirigiu os espetáculos coreográficos "Água - a Fonte da Vida"; Música a Trilha Sonora da História" e "Eureka - AS Grandes Invenções da Humanidade", todos no Teatro Municipal de Niterói.

Em 2016, roteirizou e dirigiu os espetáculos coreográficos: "Trilogia" e "Inpiração" no Teatro Municipal de Niterói, e foi uma das vencedoras da Chamada Pública da secretaria de Cultura de Niterói - Fundação de Artes, para o Solar do Jambeiro com o espetáculo expositivo: "SHAKESPEARE, William" (Roteiro e Direção).

Em 2017, foi convidada, devido ao grande sucesso, a reapresentar "Shakespeare, William" no Solar do Jambeiro e dirigiu no final do ano, os espetáculos: "Turismo - Um Diálogo Intercultural" e "PIGMENTOS - DA PEDRA AO GRAFITE" - sobre a influência da dança na pintura. O espetáculo SHAKESPEARE, William, foi selecionado, em agosto, ao FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE LONDRINA - FILO/17.

Em 2018, é convidada a retornar ao Solar do Jambeiro no Projeto REENCENA, com SHAKESPEARE, William e selecionada no Edital de Teatro da Fundação de Artes para espaços alternativos com o espetáculo CARTAS PORTUGUESAS - VIDA E MORTE DE MARIANA ALCOFORADO, que teve sua estreia em outubro na Scuola Di Cultura. Em dezembro, realiza o espetáculo de dança: SONHOS - Do desejo a Realização, no Teatro Municipal de Niterói.

No mesmo ano, o projeto SHAKESPEARE, William é selecionado no edital da Secretaria de Cultura/FAN, para espetáculos "ALÉM DA PONTE" em municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2019, CARTAS PORTUGUESAS volta em cartaz, desta vez, no Solar do Jambeiro, para temporada, com seu solo, o roteiro sobre a vida de Mariana Alcoforado.

Em 2020, exerceu as ações de dramaturga, autora, produtora e diretora do espetáculo "O TEATRO DE CERVANTES" - selecionado em chamada pública da Secretaria das Culturas e Fundação de Arte de Niterói/FAN. A estreia aconteceu em fevereiro, no Theatro Municipal de Niterói, e em 2021, fez pequena temporada, no mês de outubro, no Teatro Gay Lussac - Niterói/RJ.

Também em 2021, atuou no espetáculo FRAGMENTOS DE ANNE FRANK, com direção de Lúcia Cerrone.

Retoma as atividades da ORANGOTANGO PRODUÇÕES  ARTÍSTICAS, onde é sócia fundadora.

Eleusa Mancini permanece (após 20 anos) com suas atividades no Curso Marly Cury, oferecendo Oficinas de Leitura para os alunos de 3º a 5º anos do ensino fundamental.

Eleusa Mancini é apresentadora de Eventos, tendo feito diversas apresentações para a Secretaria de Cultura da Cidade de Niterói, através da Fundação de Artes, como as apresentações dos shows de: Caetano Veloso; Gilberto Gil; Maria Rita; Geraldo Azevedo; Sandra de Sá; Ivan Lins; Milton Nascimento; e outros.

Pluriartista, Eleusa Mancini, perpassa todas as atividades que englobam as mídias da atualidade com gabarito, destreza e expertise.

 

bottom of page